domingo, julho 14, 2013

O Amanhecer aniversariando!



     Comemoramos os 62 anos da Escola Parque -  CECR em  grande estilo, apreciando uma apresentação teatral que pode entreter a todos, saiba mais:

 “O AMANHECER (*1912+1989
   
        A peça, “O Amanhecer de 1912-1989”, trata-se de uma homenagem ao Rei do Baião, que se vivo estivesse completaria cem anos.
        Diante desta celebração grandiosa, a Escola Parque de Salvador, em parceria com o grupo de Teatro: ”Parque em Cena”, fez uma adaptação na escada em alguns registros’ biográficos do artista entre (1912 á 1989), Agregou-se ao texto, trechos das músicas, Asa Branca, Triste partida, dentre outras.
       O Texto cênico traz de forma singular, a preservação de uma das características da grande “Lula”, que é a simplicidade e o amor que ele fomentou durante sua vida pelo Nordeste em especial ao seu povo. No seu ultimo ‘show ‘ em Recife, já enfermo’ Lua’ proferiu a seguinte fala:                                                                                
         Quero ser lembrado como o sanfoneiro que cantou muito o seu povo, que foi honesto, que criou filhos, que amor a vida, deixando um exemplo de trabalho de paz e amor. Quero ser lembrado como sanfoneiro que amor e cantou muito o seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes. Decantou os valentes, os covardes e também o amor...
       Perante esta constatação que o próprio artista nos evidenciou em sua ultima aparição cênica, o grupo de teatro (origina)’ Parque em Cena, originada na Escola Parque de Salvador, em reconhecimento ao grande legado artístico deixado, e ao homem Luiz Gonzaga do Nascimento, tão bem conceituado, por amigos, fás de todo o Brasil, do mundo, e através de um dos depoimentos de sua segunda esposa, a advogada Edelzuíta Rabelo, que disse por meio do livro: Luiz Gonzaga: O matuto”.                                       
      Amei Lula sem nada pedir ou esperar, mas sabendo que me bastava estar diante do homem mais extraordinário que já conheci,  que mim fez renascer e me ensinou grandes lições”.

      O que é uma verdade!                                  
O Texto Teatral      “O amanhecer de 1912-1989 , amparado em depoimentos do próprio artista e das pessoas que se  relacionam artisticamente e afetivamente com Gonzagão , tenta de maneira natural, resgatar a vida e a obra  do grande Lua, sem grandes pretensões, que não seja aprender a dar sentido a nossa vida enquanto cidadãos, que somos. Então, vamos viver e mas reinventar, através das comemorações pelos cem anos do Rei do Baião, observando o segredo do ‘ amanhecer ‘ de  cada um de nós, tomando como exemplo: “ O Amanhecer de (*1912 +1989)”
                                                                       Pelo Professor: João Alberto Santhana                                                                                                                                     

Objetivos:
Espera-se que o grupo de Teatro Parque Cena.
     *Compreenda ” aspectos “  da vida e obra de Luiz Gonzaga de desenvolvimento do exercício da cidadania.                                          
      * Relacionar o direito á informa da obra de Luiz, por meio de trechos de algumas músicas e depoimentos do próprio e outrem ao exercício e pratica do teatro para transformação do grupo em seu contexto social.
     *Conhecer os meios para garantir o seu desenvolvimento, enquanto grupo cênico, respaldado e amparado pela Escola Pública, em especial a Escola Parque de Salvador.
    *Reconhecer ‘ os instrumentos cênicos ‘e os meios que á Escola Pública, oferece como possibilidade de desenvolvimento do grupo e da aplicação destes  recursos em sua comunidade .
    *Fornecer caminhos (cênicos e da obra de Gonzaga) para que o grupo de Teatro: “ Parque em Cena” exercite seu censo crítico - analítico sobre os fatos e estruturas sociais.
   * (1) Metodologia: 
        A Pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. Marconi e Lakatos (2001).
     Esta etapa descreve todos os procedimentos utilizados  para a realização e caracterização do grupo de Teatro Parque em Cena”  são a sua primeira montagem cênica: “ O amanhecer de 1912-1989”.                                      
 
No primeiro momento será realizada leitura de compreensão do texto teatral, com a pretensão de  apropriar-se da obra. Em seguida faremos leituras em branco, como objetivo de preparação para adquirir os elementos que compõem a construção do personagem.
* (2) Continuamos a fazer leituras gramáticas, codificadas e decodificadas possíveis fator e marcação do espetáculo.
       A segunda etapa constará de aula expositiva sobre os aspectos da vida e obras do “objeto de pesquisa, (neste caso Luiz Gonzaga), entende-se utilizar vídeos, estudo dirigido de sua biografia de forma cronológica, entre o período de seu nascimento e falecimento”.
     A próxima etapa consistirá de jogos cênicos, exercícios básicos de respiram, sensibilização, exercício de criatividade, aquecimento e relaxamento e, principalmente  exercício para a construção de personagens.
* (3) A quarta e ultima etapa, consistira de ensaios, marcação das cenas com passagem de luz, elementos cênicos utilizados para o universo da peça  “ O amanhecer de 1912-1989”, musicas e todos elenco,que compõe a peça.
      Por fim faremos apresentações no Teatro da Escola Parque com o propósito de aprimorar nosso resultado.
     Resultado este que é compreendido por nós fazedores cênico como um produto em construção, pronto a ser experimentado  em outros espaços educativos e culturais.
      Mais um  grande presente na comemoração dos 62 anos da instituição, o grupo de teatro Parque em Cena, reativado e dirigido pelo professor de teatro João de Alberto Santhana formou o  elenco com alunos e funcionários de diversos segmentos; encenaram “ O Amanhecer de * 1918 +1989”, sintetizando algumas passagens da vida e obra de Luiz Gonzaga.
     A apresentação foi magnifica demonstrando coerência e responsabilidade com a verossimilhança ao  relatar a vida e obra do  Rei  do Baião. Repleta de sensibilidade e momentos marcantes (como o aboio cantado por Ivison Lima e Roberto Cândido), revelando o comprometimento dos envolvidos em encenarem tal obra, encantando e surpreendendo a todos.  Contamos com a presença da equipe de reportagem da TV Baiana afiliada da TV Aparecida.
 Vários são  foram e serão os motivos para comemorarmos e nos alegrarmos ao longo dos 11 ano s de revitalização do CECR, agradecemos a todos que  lutaram e construíram conosco essa feliz e marcante trajetória que sigamos sempre em  prol do progresso e crescimento geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro