domingo, julho 14, 2013

Numerando 2013



No turno vespertino, do dia 23, o projeto do Numerando em comemoração ao o "Dia Nacional da Educação Matemática" , ocorre sempre  no mês de maio. Criado em 2008,  no  NICC, tendo como  responsáveis  as
professoras de Matemática:  Mª Cristina Gomes, Mércia Figueiredo e Rita Fortuna. Esse ano o tema abordado foi: “A Matemática dos jogos”.
Alguns jogos  utilizados foi:
Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Resta um é um quebra-cabeça no qual o objetivo é, através de movimentos válidos, deixar apenas uma peça no tabuleiro. No início do jogo,

há 32 peças no tabuleiro, deixando vazia a posição central. Um movimento consiste em pegar uma peça e fazê-la "saltar" sobre outra peça, sempre na horizontal ou na vertical, terminando em um espaço vazio. A peça que foi "saltada" é retirada do tabuleiro. O jogo acaba quando não é possível fazer nenhum movimento. Nesta ocasião, o jogador ganha se restar apenas uma peça no tabuleiro. Entre outros.
O mesmo se desenvolve logo no  inicio do ano  letivo, durante as aulas os alunos  que cumprem  diversa etapas como: pesquisas, confecção de materiais entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro