O
Centro Educacional Carneiro Ribeiro é uma instituição de ensino, pioneira no
Brasil, em tempo integral, voltado para as populações mais carentes, tendo por
idealizador o Pedagogo Anísio Teixeira e concretizada no governo de Otávio
Mangabeira. Seu nome homenageia o educador baiano Ernesto Carneiro Ribeiro.
Inaugurado
em 21 de setembro de 1950, o Centro revolucionou as propostas educacionais no
país, e deu projeção nacional ao seu idealizador, o baiano Anísio Teixeira.
Projeto
arquitetônico de Diógenes Rebouças. Em seu interior, a escola ostenta pinturas
murais de importantes artistas baianos como: Mário Cravo, Jenner Augusto e
Carybé.
No
final da década de 40, o então governador da Bahia, Otávio Mangabeira,
solicitou ao seu Secretário de Educação e Cultura Anísio Teixeira, que
elaborasse um sistema para resolver a crescente demanda por vagas nas Escolas
Públicas.
Instituições do CECR |
Paralelamente,
àquela época precisava-se urgentemente de novos currículos, novos programas e
novos professores. Anísio Teixeira providenciou tudo num trabalho hercúleo de
quase 16 horas por dia. Conseguiu criar a primeira célula – o modelo de
Salvador – e a denominou de Centro de Educação Popular.
Para
ele, este Centro deveria ser a primeira demonstração da passagem da escola de
poucos para a escola de todos.
A
intenção de Anísio Teixeira era que fosse instalados, inicialmente, sete
sistemas semelhantes que seriam localizados nos bairros mais carentes de
Salvador. O primeiro esquema para a distribuição destes núcleos previa, para
Salvador, sete escolas. O primeiro Núcleo foi construído no bairro da Caixa
D´Água, bairro popular de Salvador, que tinha grande concentração de menores
sem escola e até mesmo menores abandonados. Esta ainda é a realidade deste
bairro.
O
espaço para a construção do Centro foi definido através de um convênio entre o
Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria da
Educação. Nesta negociação coube ao Governo do Estado a cessão do terreno,
cabendo ao Governo Federal a manutenção da Escola e o pagamento dos
professores, todos em regime de dedicação integral. Após alguns anos, o Centro
passou a ser mantido exclusivamente pelo Governo do Estado da Bahia.
O
Centro Educacional Carneiro Ribeiro foi idealizado e planejado por Anísio
Teixeira, quando Secretário de Educação do Estado da Bahia (1947-1950) e
Diretor do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais –
1951-1964), com a finalidade de proporcionar uma educação em tempo integral às
crianças e adolescentes da região do bairro da Liberdade e adjacências. Neste
contexto, as Escolas-Classe I, II, III e IV e o Colégio Estadual Álvaro Augusto
da Silva, o qual incorporou-se ao programa de educação integral do Centro a
partir do ano de 2002, quando da reinauguração e revitalização do Centro pelo
Governador da Bahia, Paulo Souto, aspecto este que inaugura um olhar de
ressignificação do funcionamento do Centro no que concerne a criação de novos
Núcleos e dinâmicas das vivências efetivadas na Escola Parque, valorando os
pressupostos anisianos e as demandas do contexto social atual.
As
Escolas-Classe e o Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva visam a realização
de um trabalho pedagógico de qualidade com o objetivo de atender aos educandos
do bairro da Liberdade e adjacências nos turnos matutino, vespertino e noturno,
nos níveis de Ensino: Fundamental Regular, Médio Regular, Educação de Jovens e
Adultos e Tempo de Aprender, conforme dados explicitados na tabela de
Identificação do Centro.
O
Centro oferece ao educando, na atualidade, em ano letivo, dias inteiros em
atividades divididos em dois períodos: um turno seguindo a matriz curricular do
núcleo comum e diversificada, nas Escolas-Classe e o Colégio Álvaro Augusto da
Silva; e, em turno oposto, o aluno desenvolve atividades da parte diversificada
do Currículo, efetivadas através dos seguintes Núcleos da Escola Parque:
Informação, Comunicação e Conhecimento; Núcleo de Pluralidade Artística; Núcleo
de Pluralidade Esportiva; Núcleo de Artes Visuais; Núcleo de Jardinagem; Núcleo
de Alimentação; Núcleo de Leitura e Pesquisa e Núcleo de Projetos Especiais.
Projeto interessantíssimo e motivador! Pena não ter sido implantado em outras escolas da cidade.
ResponderExcluir