domingo, julho 14, 2013

Espetáculo de dança: O Gato Malhado e A Andorinha Sinhá!


Professores e alunos do NUPA encenaram o texto de Jorge Amado: O  gato  malhado e a andorinha sinhá , em cada apresentação que  tivemos  referentes ao texto, pudemos observar uma singularidade abordada mesmo
porque  cada  um  fez uma tipo de releitura do mesmo,  cada  um com suas especificidades.
A história desse gato que se apaixona por uma andorinha provocando estranheza nos outros animais que habitavam um parque. A Andorinha prometida ao Rouxinol, incentiva o amor do Gato. Ocorrem juras, onde o Gato
escreve vários poemas, passeiam juntos enquanto as outras personagens condenam o amor impossível. Ressalta-se nesse romance  a necessidade de vermos o mundo de outro modo e  deixarmos a vida seguir seu  curso.
A simbologia das estações, foi algo marcante e encantador, o público atento percebeu nitidamente as alterações comportamentais que provocada nos protagonistas ao longo das quatro estações do ano.
A Primavera é o inicio da história de amor entre o gato e a andorinha; é o
tempo de felicidade para as personagens e o crescendo da intimidade no seu relacionamento; há alteração na Natureza e nas personagens; é a estação do amor e do sonho de um poeta.
O Verão: o tempo foi curto, passou a correr, muito depressa porque foi um tempo de felicidade. A percepção que as personagens tiveram no tempo foi
de que este passou a correr.

O Outono: simboliza o tempo da partida e da separação. Para os protagonistas da história é um tempo triste e cheio de sofrimento. A alegria deu lugar à tristeza. Há modificação da paisagem e os habitantes do parque para com o gato gerando a confirmação de que o amor deles é impossível. É um trecho triste ocorrido – no Inverno. 
Todos ficaram encantados com a beleza com a qual  foi abordado o tema, encantando aos presentes,  a riqueza dos detalhes ao ser abordada  cada  estação do ano foi algo muito  marcante  na atuação. Parabenizamos  todos os envolvidos na criação e construção de mais uma atividade tão bela e  significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro