domingo, julho 14, 2013

Inauguração dos Afrescos

Inauguração do Restauro dos Afrescos da Escola Parque!

A primeira etapa do processo de restauração de sete obras, dos painéis modernistas, que compõem o acervo do CECR, foi concluída a inauguração dos dois afrescos situados no  espaço do  NAVI, precisamente  nas dependências da Galeria de Artes Professor Gedean Ribeiro do Nascimento; obras essas pintados na década de 50, precisamente nos anos de 1953 e 1954, ocorreu a inauguração na tarde do dia  05 de junho deste, às 14h30, contando com a presença do secretário da Cultura, Albino Rubim, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, do professor de Restauração de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) José Dirson, coordenador da recuperação  ente outros.   As obras restauradas foram as seguintes:



 “A Evolução do Homem” – Artista: Jenner Augusto (1924-2003)
Descrição da obra:
Dimensões: 2,70m X 20,00m
Técnica: afresco
Execução: 1953 e 1954
Intervenção de restauro: sem informação de data
Localização e ambiência: à direita da Galeria



A Evolução do Homem” – Artista: Carlos Magano (1921-1983)
Descrição da obra:
Dimensões: 2,70m X 20,00m
Técnica: afresco
Execução: 1953 e 1954
Intervenção de restauro: sem informação de data
Localização e ambiência: à esquerda da Galeria

A equipe de profissionais diretamente envolvidos no processo de restauração iniciou o  trabalho no dia 21 de novembro de 2012  prevendo  a conclusão das obras O Átomo (A Evolução do Trabalho) de Carybé e O Ofício do Homem, de Maria Célia Amado pra este ano, considerando-se  a importância das obras  concluídas foi levado em  média 30 dias úteis para cada uma.
Secretario da Educação, Osvaldo Barreto,no ato da inauguração!
Carine Reis, uma das integrantes da equipe, revela que: '' É uma satisfação e realização de um sonho, participar da restauração das obras pertencentes ao CECR, principalmente os da Escola Parque, que na época de estudante da Escola de Belas Artes fiz um trabalho acadêmico sobre a conservação dos  Painéis, depois convivi com os mesmos no tempo que fui professora estagiária  da Escola e neste momento com todo o orgulho faço parte da equipe de restauração, responsável em restaurar  todo o acervo. Sonho realizado!''



O diretor Gedean Ribeiro em  pronunciamento!
 “Trabalho com restauro desde 1990, o CECR tem um acervo fantástico e a Escola Parque, principalmente. Nossa atividade é com descobertas e é uma tarefa de muita responsabilidade, criteriosa,  respeitando sempre o original - a pincelada original do artista-  Na verdade consiste em prolongar a vida da obra de arte”, explica Cláudia Barbosa.
Para o restaurador Welber Santos, “É a realização de um sonho participar  da restauração da obra de tão renomado artista, Carybé,  bem como  das demais obras. “Esse trabalho me dará margem para muitas oportunidades futuras, além do enriquecimento  na minha carreira, desejo que todas as obras do Centro sejam restauradas,  bem como outras que precisem de intervenções, pois para mim o importante é a recuperação de obras de arte e peças de acervos”, afirmou.

A equipe:
Alguns restauradores: Welber Santos, Cláudia Barbosa, Carine Reis e João dos Santos

- Restaurador / Coordenador Geral e diretor do
Studio Argolo Antiguidades e Restaurações Ltda.:  
José Dirson Argolo

- Restaurador/ Coordenador:
Gianmário Finadri

- Coordenador Administrativo:
Waldemar Silvestre

- Restauradores:
Carine Reis
Cláudia Barbosa
João dos Santos
Welber Santos
Gianmário Finadri

- Auxiliar de Restauro
Antônio Hélio Silva

- Mestre - Carpinteiro:
José Raimundo Sousa

- Carpinteiros:
Franklin Gomes e Wendel

- Auxiliar:
Anderson




Em  construção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro