domingo, julho 14, 2013

Formando platéia: Sertania!



Integrando as atividades de formação de plateia da Escola Parque, realizadas pelo projeto Caldeirão Cultural do NUPES, aconteceu o ensaio aberto do espetáculo Sertania, ás 16h de 28 de novembro (quarta-feira) no  Teatro da Escola Parque/CECR. A atividade voltada para a comunidade escolar e a comunidade que frequenta a escola.
O espetáculo Sertania da coreógrafa Lia Robatto foi criado para o Balé do Teatro Castro Alves – BTCA (1986). Sua remontagem, conduzida pela própria Lia Robatto e Sônia Gonçalves, com a colaboração do elenco  do BTCA, conta
com alunos, selecionados através de uma audição,  e a produção do Centro de Formação em Artes/ Escola de Dança da FUNCEB. Este projeto dialoga com a memória da dança na Bahia e integra os Programas Memórias do BTCA e o  Memórias Dançantes da FUNCEB.
Segundo a coreógrafa,  Sertania é uma representação poética do imaginário simbólico da cultura do sertão. Uma visão própria da artista que se inspirou numa obra do compositor contemporâneo Ernst Widmer Sertania: Sinfonia do Sertão opus 138. Produto de cunho investigativo baseado no cordel do século XIX “Boi Misterioso” de Leandro Gomes de Barros.
“Em1983, todos nós ansiávamos pela liberdade de pensamento e tentávamos revelar outras possibilidades de visão de mundo e alternativas de vida. Usei em Sertania o recurso da metáfora da seca para apontar a “grande falta” no país, e a metáfora da relação do vaqueiro com o “boi esfinge” como a busca por um mundo melhor.”
A coreógrafa também fala do seu entusiasmo pela remontagem: “Essa
coreografia foi criada, aproximadamente, há 30 anos... Eu como coreógrafa experimental, por convicção, nunca mantive repertório de meus trabalhos, considerando a dança como uma linguagem efêmera. Esse convite do projeto “Memórias” da Escola de Dança da FUNCEB articulada com o BTCA para remontar Sertania me pegou de surpresa, e contraditoriamente, me descobri adorando voltar a lides da sala de ensaio e revisitar uma coreografia antiga”.
Portanto, foi uma oportunidade única, usufruir desse momento significativo onde a história se atualiza e dança... E a Escola Parque teve o maior prazer, em receber em seu Teatro, a primeira apresentação desse processo que integra ensaios abertos.  
 Agradecemos a professora, Sofia (Suki) VB Guimarães pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro