domingo, julho 14, 2013

1º encontro: Conversando a gente se entende 2013


Na  primeira edição do ano do Projeto Conversando a gente se entende (NUPES) teve como  tema as emoções, as responsáveis pela a ação foram: Claudinéa  Portela, Elisabete Ramos Beth, Luciene Brandão  e Maridaura   Vita.
O evento foi iniciado com Claudinéa cantando  a música de “Roberto Carlos – Emoções” enfatizando que simplesmente por  todos existirem são especiais. Luciene pontuou que de séria já basta a vida, sendo assim trabalharão coma ludicidade, levando a refletir que em  qualquer momento do  nosso dia somos movidos pelas emoções.
Sugerindo q falassem de emoções que  sentimos diariamente; em primeiro  lugar se pensou mais   no  amor, porém  foi percebido que existem outras regendo o comportamento humano ao longo dos nossos dias.
Foi convocado três voluntários (Jean Batista,  Alessandra Barbosa e Kleber Santos) para interpretarem a adaptação da parábola africana: O Sapo e
o Escorpião, para  que  todos refletirem e concluírem que os animais agem  por extinto,  porém  nós seres humanos temos que agir  pelas emoções apesar de  hoje em dia muitos humanos estarem agindo instintivamente, como os animais. Percebeu-se que unimo-nos em algumas coisas, divergimos em outras e nos mantemos neutras em um dado momento dada a conveniência.
Apresentação dos grupos:
Em seguida foram formados grupos menores, formações sempre  variadas,  separaram- se em trio, depois em dupla e gradativamente aumentado até que se formou quatro  grandes grupos para discutirem sobre seus  respectivos temas, vivenciando as emoções por uma sua vertente:
1º grupo
O poder da palavra que tanto poderá fazer o bem ou o mal, podendo assim surtir efeito positivo ou negativo.  Importância do olhar foi abordada, pois até mesmo o olhar poderá destruir algum.  Usar a palavra curta  na hora certa é essencial como:  desculpa, por favor, obrigada, com  licença, etc.
2º  grupo
Fernanda Machado (professora de cerâmica do NAVI) abordou que a  raiva,  o medo e a tristeza fazem parte do ser humano saber conviver é essencial para  se evitar um  comportamento depressivo, para  isso temos que ter determinação, reagir  e buscar  solucionar as adversidades surgidas. Ser otimista, ter responsabilidade sorrir é o  melhor remédio para  combater as emoções negativas, pois nosso corpo é energia,  ter atitude de buscar reagir  sem  temer as dificuldades. Atitude positiva e a busca de  melhor  qualidade de vida é o  ideal para  todos.
“Eu vou ser feliz custe o que custar,  eu quero e vou ser feliz, porque eu quero  Eu posso e eu  conseguirei.”
3º grupo
Marlon Oliveira (NUPA) Relatou que  utiliza a dinâmica  do espelho para colocar sua historia conhecer o aluno e se colocar em seu lugar .  A assistente social Luciene Brandão aproveitou pra  ressaltar que  sempre  devemos  nos  colocar no lugar do outro, para  tentarmos o compreender e agirmos com  coerência.
Josué Santos (NAVI) enfatizou os direitos e deveres  de todos nós e para  se  ter o  cuidado e evitarmos  pré-julgamentos e  sim buscarmos sempre o  entendimento com o outro. Aqui na instituição somos um  corpo,  fora somos sociedade e  em  todos os locais devemos cumprir nosso papel  como cidadão e ser humano.
4º grupo
Jean Batista (NUAD) ressaltou a importância das emoções e das   decisões imediatas que podem  nos trazer consequências terríveis. A religião, a emoção de se unir ao outro com respeito, com o desejo do entendimento, da compreensão.
Elisabete lembrou que com sensibilidade Anísio Teixeira passou suas experiências; e que trazemos pouco de percepção diante das nossas experiências.
Claudinéa   concluíram que por hora somos peixinhos por outra somos escorpiões, mas que temos que  buscarmos  nosso equilíbrio acima de tudo 
para  estarmos  bem e mantemos a o bem  comum.
Maridaura, assistente social, questionou: Qual o nosso papel aqui na escola?  Todos aqui somos educadores o  olhar pelo aluno é  fundamental, dar  uma atenção a ele, aos colegas assim teremos depoimentos  valiosos  para  busca da colaboração entre si, contribuir para o  bem estar do outro, pensar nos alunos como sendo um ente  querido, afinal  estamos  todos aqui  com o  intuito de crescimento pessoal e coletivo. A nossa intenção e objetivo deve sempre ser a busca do bem comum.
O  agradecimento foi feito por Luciene informando que planejaram a  ação de coração e agradecendo a todos que estiveram presentes em  especial aos  funcionários e aos colaboradores envolvidos .
"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.

Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança."

Em  construção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro