quinta-feira, maio 29, 2014

Celebrando a África e Discutindo o Racismo!




     O VI Seminário em celebração ao Dia da África foi comemorado no CECR, no dia 24 de maio deste, levantando reflexões e discussões acerca do tema: “JUVENTUDE CONSCIENTE: POR UMA COPA SEM RACISMO”. 

     Contamos com mostras culturais:
Axé da Cor


     - Desfile: Axé da cor apresentado por Gidson Soares e River Borges ambos docentes do noturno e alunos do curso de moda da unidade de ensino; representando de forma estilizada as principais, se não mais conhecidas, divindades de religiões matriz africana.


     - Exposição de telas a mostra no Foyer do teatro.

    A abertura do evento foi conduzida pela vice-diretora Maria José Neres, passando a palavra para a representante da Secretaria de Educação da Bahia, que  parabenizou  a equipe da Escola Parque por reafirmar a nossa identidade  ao promover  um  evento como esse. Em seguida a mediadora Darci Xavier passou a palavra para os convidados:

     Altair Paim recitou o poema “Quebranto” de Cuti (Luiz Silva) ao inicio de su afala e em seguida pontuou: o racismo é uma ideologia, raça e classe andam juntas, o racismo discrimina e estereótipos negativos são incorporados na cultura; as crenças estereotipadas criam o racismo, o preconceito; o racismo ataca diretamente a nossa aparência. Ressaltou que não temos técnicos negros na

primeira divisão do nosso futebol e destacou a aparência de alguns jogadores - como: Dante, Anderson, Talisca , Balotelli, Vagner Love que muda a cor  a depender do time que esteja atuando - particularmente seus cabelo por trazer a imprevisibilidade como também a previsibilidade; aos que ingressaram em  times europeus cabe a previsibilidade citando o jogador  Neymar. E finalizou dizendo que: "A educação pode ser a transformação mais humana para uma sociedade igualitária.".

     A mediadora recordou o episódio ocorrido com o jogador Carlos Alberto que em 1914, vindo do América para o Fluminense (RJ), receou que os cartolas tricolores devido à sua cor e no jogo realizado em 13 de maio de 1914, Carlos Alberto tentou disfarçar sua cor colocando pó de arroz no corpo; porém durante o jogo, suava muito e  o mesmo escorria de
seu rosto deixando-o com um aspecto malhado e todos da arquibancada gritaram “pó de arroz” oque  gerou o apelido do clube que  se mantém. Citou  também Tinga, Grafite, Antônio Carlos entre outros.

     Respeito foi à palavra que abriu a palestra da Desembargadora Luislinda: “Respeitar a tudo e a todos que existe no mundo.” Ressaltou o querer bem em especial a equipe organizadora pelo convite. “Recomendou aos pais dos jovens que desejam ingressar no universo futebolístico que não abram mão da educação como um todo: respeitando o outro para que também possam os respeitar.” E pontuou que a base da sociedade é a família.

     Não renega sua origem humilde, mas ressalta a sua luta para alcançar a sua posição atual, pois precisou  lutar sim e continua, por si e por todos, desenvolvendo seu trabalho com afinco e competência. Mas afirmou que o Brasil é um pais iminentemente racista e a Bahia o estado mais racista da  federação, enfatizando que precisamos ter negros  no poder.



Destacou a fala de Altair que “O racismo ele muda, mas permanece.” E o fato do racismo ser um crime hediondo e ter que ser denunciado. Concluiu: “O Racismo é cruel e perverso, pois mata a alma e destrói o nosso físico.“.

      Em seguida ocorreu a plenária onde discentes e docentes do CECR, além de convidados,  participaram com colocações pertinentes a respeito do tema e outros; além da distribuição de livros para  os alunos presentes e peças artísticas produzidas na Unidade para os palestrantes.


    Pois é, nessa partida não houve adversários, muito menos perdedores, apenas vencedores, todos saíram vitoriosos, por participaram desse “bate bola” refletindo sobre os assuntos abordados  certamente todos ganharam com as conclusões a que chegaram. Desejamos que a nossa Nação seja campeã sim, mas no jogo da melhoria de vida para todos os cidadãos.



     Parabéns a toda equipe organizadora do evento! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro