segunda-feira, maio 12, 2014

Caldeirão Cultural


Enriquecendo toda a comunidade escolar o Projeto Caldeirão Cultural mais uma vez desenvolveu diversas atividades internas e externas ao longo do semestre oportunizando o desenvolvimento dos participantes através de palestras, apresentações, visitas entre outros. Verifique algumas atividades:

Ação em parceria com a escola de Dança da UFBA, englobando diversas atividades, entre elas: 

1) Dia 07. 08.2013, das 8h30 às 11h30: Formação em Arte, continuada e em serviço, para professores da Parque e do CECR com a  Prof.ª Drª. Lenira Rengel que nos traz o tema Ensino/aprendizagem de Arte na Escola e sua importância no desenvolvimento cognitivo: A Dança em seus aspectos abrangentes. 

2) De 06 a 09 de agosto (vespertino e matutino): Oficinas  para alunos em diferentes escolas do CECR;

3) Mostras artísticas de processos criativos do painel Performático da UFBA na Escola Parque e outras Escolas do CECR (matutino e vespertino);

4) Participação de 45 alunos e professores na mostra do Painel Performático da UFBA, no Centro Cultural da UFBA - Ondina (transporte oferecido pela UFBA).

Quanto a formação teremos a Prof.ª Drª Lenira Rengel (com várias publicações e uma interessante experiência na Secretaria de Educação de São Paulo). Professores do NAVE, NUPES e do NAAR, professores da UFBA também desenvolveram ações com alunos do NUPES em aula neste dia.

Além  de outras ações como: Formação Continuada em Artes, as 9horas do  dia 11 de dezembro, no Núcleo de Artes Visuais/NAVI da Escola Parque/CECR,  onde foram  convidados os professores de Arte, gestores, coordenadores pedagógicos e demais interessados a participarem.

 O foco apresentado foi o Projeto da 3ª Bienal de Arte da Bahia, que acontecerá entre maio e setembro de 2014, a partir da provocação “É tudo Nordeste?”. Na ocasião, Marcelo Rezende, Diretor do Museu e Arte Moderna/MAM e o artista Ayrson Heráclito, curador do evento, apresentarão o Projeto da 3ª Bienal da Bahia e, posteriormente, será aberto o debate para os participantes. 
Informou-se que a Escola Parque é um dos locais pretendidos para realização da Bienal que retoma sua edição após 45 anos.

De acordo com o diretor do museu, a apresentação seria uma conversa sobre as ideias que geraram o projeto e os objetivos a serem colocados em prática, no mesmo formato dos encontros públicos do projeto MAM Discute Bienal.
O projeto da 3ª Bienal da Bahia é resultado dos primeiros encontros com os artistas e profissionais atuantes na área cultural, além das reuniões do Conselho Curatorial e das pesquisas realizadas pelo MAM-BA. Para Rezende, “o projeto tenta dar conta de vários desejos que foram expressos durante estes encontros”. Esta edição teremos Marcelo Rezende, Diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia/MAM e o artista plástico  apresentado o projeto da III Bienal de Artes da Bahia.


A comunidade escolar agradece imensamente a professora Suki VB Guimarães, criadora do Caldeirão Cultural e integrante dos respectivos  núcleos: NUPES/NOTURNO, pelo seu empenho e dedicação bem como a todas informações cedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro