domingo, julho 13, 2014

Oficina do Projeto Tela Brasil



A Escola Parque (CECR), foi reverenciada pelo Tela Brasil, um projeto a nível nacional, para a realização de oficinas de formação e capacitação de alfabetização em audiovisual, nos dias 26, 27 e 28 de maio. No horário das 16h às 20:30 ocorreu a oficina, agregando discentes e docentes da rede estadual de ensino. Destinando, o desenvolvimento de programas educacionais relacionados à produção cultural e audiovisual de curtas metragens, incitando, o uso da linguagem cinematográfica nos contextos escolares como uma das ferramenta de ensino aprendizagem, com base na produção de vídeos,  criação de roteiros,  execução de direção e edição.

O curso foi ministrado nos seguintes ambientes da Escola Parque/CECR:

·         Dias 26 na Biblioteca;
·         Dias 27 e 28(vespertino) na sala B do Núcleo de Informação, Comunicação e Conhecimento;

    O Instituto Buriti, responsável pela Oficina, sugeriu que aqueles que possuíssem equipamentos que capturassem imagens como: câmera e/ou celular com os cabos para descarregar as fotos nos computadores; que levassem para utilização desse equipamento durante o curso. 

Bem como câmera de vídeo e/ou notebook. Nesse caso, o instrutor do Tela Brasil auxiliou na instalação de programas voltados para o curso.

A Oficina prevê 3 módulos:

a)    Encontros presenciais de sensibilização ao universo audiovisual (ocorrido);
b)    Ensino à distância por meio de Videoconferências (nos próximos 4 meses);
c)    Encontros presenciais para finalização de 3 curtas-metragens (segundo semestre).
O Módulo 1, que se realizará agora, nos dias 26,27 e 28 de maio/2014, foi desenvolvido da seguinte maneira:

Dia 1: Introdução ao conteúdo do curso:

Exercícios de criação com o uso de técnicas de stop motion, time lapse e pixelation, com a utilização de câmera fotográfica ou celular. Trabalho em grupo;
·         Edição do exercício no computador: utilizamos 2 programas para edição que podem ser baixados pela internet e instalados no computador em poucos minutos: mpegstreamclip e GoPro Studio. Os alunos que tinham computador e quiseram levaram para a aula, e tiveram auxilio na instalação.

Dia 2: Aulas de estrutura narrativa:

·         Exercícios em equipe de criação audiovisual espontânea.
Pudemos utilizar qualquer filmadora de vídeo ou as mesmas câmeras do dia anterior, que tnham a função para gravar vídeo. A edição aconteceu com o mesmo computador.
Dia 3 - Aulas de edição e Assembléia:
·         Aprofundar alguns detalhes de edição;

·         Reunimos em assembléia para definirmos os combinados para as próximas etapas;

·         Criação de comunidade no Google + e convite para fazer parte do intercâmbio Coletivo Tela Brasil.


Os oficinistas alguns já experientes devido a participação em outros projetos da área como o Projeto Lanterninha e a participação no Cine clube do mesmo, foi de suma importância para o desenrolar das atividades da oficina, o que  motivou os iniciantes, a troca de experiência foi determinante para essa primeira etapa. A formação visa, noções básicas de cinema documentário, para a reflexão sobre as possibilidades narrativas e estéticas da linguagem audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro