Quadrilha cordelizada!!!
Os festejos juninos ocorreram oficialmente no dia 16/06, repleto de várias atrações como as seguintes apresentações: musical da banda Mel da Cana. De dança: alunas de ginástica do NUPE e do professor Marcos Roberto; entre outras. Sorteio do balaio junino, esse ano a comtemplada foi a coordenadora do NICC Ana Lúcia Ramos, cedendo o mesmo a uma funcionária. Ressaltando a bela e animadíssima apresentação da Quadrilha Junina do NUPES.
O homem é um ser de relações recíprocas e contínuas. No exercício cotidiano das interações sociais, ele modifica a natureza, expressa suas crenças e valores; gregário, insere-se na coletividade.
Daí, constrói, adquire, modifica e inova a cultura ao longo da história. Cria uma rede de comunicação, fortalece o sentimento de pertencer e identificar-se com seu lugar. Socializa a cultura e lhe confere significado. É protagonista de sua história. Vê-se empoderado porque compreende e aceita ser sujeito ativo que aprende com a própria história.
Nosso lugar é o Nordeste do Brasil e um dos traços de nossa cultura são festejos juninos: dançamos forró, quadrilha; comemos bolos, canjicas, pamonhas e bebemos licores.
Esta rede de relações sociais chamada Escola Parque, conhece a arte de cuidar de si e do outro; tem consciência da sucessividade de estreitar laços, fortalecer vínculos e manter viva a cor local. Sabe que só construímos parceria com vínculos. Por isso, num exercício de despertar lembranças, propõe o resgate da cultura e proporciona à coletividade o prazer do reencontro com as raízes nordestinas.
Empreender ações que auxiliem professores e funcionários a estreitarem laços, compreenderem seu pertencimento na Parque e fortalecerem sua identidade e autoestima foram os objetivos do Projeto Vem Dançar Quadrilha, que aconteceu no Ginásio de Esportes, no dia 16 de junho de 2011, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque.
Criação: Claudinéa Portella e Railza Fernandes.
Participação especial: Arilene Serra.
Agradecimentos: A direção da escola; aos participantes da quadrilha junina pelo empenho, dedicação, credibilidade e animação; a coordenadora do NUPE, Rosana Malhado pela dedicação e empenho na marcação e direcionamento do grupo durante todos os ensaios; a professora Lourdes Silva e em especial as professoras Bárbara Viterbo, Dinalva Dias e alunas pela confecção do figurino e a todos que colaboraram direta e indiretamente pelo sucesso desse projeto.
Depoimentos das criadoras:
“Nossa discussão iniciou-se a partir das reflexões da Profª Claudinéa sobre a necessidade de elevar a autoestima dos funcionários e fortalecer vínculos entre eles e os professores.
Escolhemos uma quadrilha junina por entendermos que durante os festejos de São João a cultura local permite a esta coletividade comer, beber e dançar juntos. Pois possibilita o fortalecimento do companheirismo e mantém viva a cultura.
A Escola Parque é uma profusão multicultural onde a diversidade interage e aprende a cuidar-se, cuidando do outro.
Vale salientar que apesar de diferentes somos iguais na valorização da cultura, por isso criamos uma identidade e estreitamos laços. Esta equipe apresenta as festas juninas e valoriza a cultura dançando quadrilha. Promove o exercício da cidadania, da disciplina, da parceria, fortalece o espírito de colaboração e compartilha momentos de alegria.” (Railza de Lima Fernandes)
“Sempre tive o desejo de ver uma quadrilha junina nessa escola, desde quando estudava aqui, mas após os festejos de 2010 decidi concretizar a realização desse sonho e fico muito feliz por termos conseguido.
O meu objetivo maior nesse projeto foi a integração entre professores e funcionários resgatando os valores morais como: respeito, harmonia, união, disciplina, simplicidade, amor, honestidade, alegria, paz... O objetivo foi alcançado, mas desejo que no próximo ano contemos com um número maior de funcionários participando.
Após a apresentação os participantes foram carinhosamente acolhidos pelas organizadoras com um coquetel típico, uma ficha de avaliação do evento, uma vela perfumada para manter acesa a chama dessa ação em nossos corações e a seguinte mensagem:
Queridos colegas!
Queremos agradecê-los, com imensa ternura, pela disponibilidade e carinho em participar desse primeiro momento nosso.
Deixemos que a chama do amor, do companherismo e da alegria incendeie os nossos corações. E que dessa chama possa nascer outras possibilidades para continuarmos juntos ensaiando a dança da vida.
Abraços,
Arilene e Claudinéa.
Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação desejando que em 2012 obtenhamos um sucesso maior!
|
terça-feira, junho 21, 2011
Arraiá da Cidadania! Foi só alegria!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jussara, parabéns pela postagem. É uma pena que poucos vejam um trabalho tão bom. É claro que vc posta fatos, mas sua arte aparece.Parabéns!
ResponderExcluirParticipar da quadrilha junina reportou-me aos belos tempos da infância feliz, lá no Interior do Estado. Emergiram da "memória das minhas retinas tão fatigadas" deliciosas recordações de uma tabaroa da roça que gosta de forró e cresceu entre o Sertão e o Recôncavo. Desde os primeiros ensaios me sentia como se estivesse em casa. A coesão do grupo facilitou o entrosamento com meu parceiro e os colegas. Claudinéa foi a mensageira da união e da alegria!
ResponderExcluirRailza Fernandes.