terça-feira, junho 21, 2011

Arraiá da Cidadania! Foi só alegria!!!

Quadrilha cordelizada!!!



Os festejos juninos ocorreram oficialmente no dia 16/06, repleto de várias atrações como as seguintes apresentações: musical da banda Mel da Cana. De dança: alunas de ginástica do NUPE e do professor Marcos Roberto; entre outras.  Sorteio do  balaio junino, esse ano a comtemplada foi a coordenadora  do NICC Ana Lúcia Ramos, cedendo o mesmo a uma funcionária. Ressaltando a bela e animadíssima apresentação da Quadrilha Junina do NUPES.

O homem é um ser de relações recíprocas e contínuas. No exercício cotidiano das interações sociais, ele modifica a natureza, expressa suas crenças e valores; gregário, insere-se na coletividade.
 Daí, constrói, adquire, modifica e inova a cultura ao longo da história. Cria uma rede de comunicação, fortalece o sentimento de pertencer e identificar-se com seu lugar. Socializa a cultura e lhe confere significado. É protagonista de sua história. Vê-se empoderado porque compreende e aceita ser sujeito ativo que aprende com a própria história.
 Nosso lugar é o Nordeste do Brasil e um dos traços de nossa cultura são festejos juninos: dançamos forró, quadrilha; comemos bolos, canjicas, pamonhas e bebemos licores.
Esta rede de relações sociais chamada Escola Parque, conhece a arte de cuidar de si e do outro; tem consciência da sucessividade de estreitar laços, fortalecer vínculos e manter viva a cor local. Sabe que só construímos parceria com vínculos. Por isso, num exercício de despertar lembranças, propõe o resgate da cultura e proporciona à coletividade o prazer do reencontro com as raízes nordestinas.
Empreender ações que auxiliem professores e funcionários a estreitarem laços, compreenderem seu pertencimento na Parque e fortalecerem sua identidade e autoestima foram os objetivos do Projeto Vem Dançar Quadrilha, que aconteceu no Ginásio de Esportes, no dia 16 de junho de 2011, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. 

Criação: Claudinéa Portella e Railza Fernandes.

Participação especial: Arilene Serra.

Agradecimentos: A direção da escola; aos participantes da quadrilha  junina pelo empenho, dedicação, credibilidade e animação; a coordenadora do NUPE, Rosana Malhado pela dedicação e empenho na marcação e direcionamento do grupo durante todos os  ensaios; a professora Lourdes Silva e em especial as professoras Bárbara Viterbo, Dinalva Dias e alunas pela confecção do figurino e a todos que  colaboraram direta e indiretamente pelo sucesso desse projeto.

Depoimentos das criadoras:

“Nossa discussão iniciou-se a partir das reflexões da Profª Claudinéa sobre a necessidade de elevar a autoestima dos funcionários e fortalecer vínculos entre eles e os professores.
Escolhemos uma quadrilha junina por entendermos que durante os festejos de São João a cultura local permite a esta coletividade comer, beber e dançar juntos. Pois possibilita o fortalecimento do companheirismo e mantém viva a cultura.
A Escola Parque é uma profusão multicultural onde a diversidade interage e aprende a cuidar-se, cuidando do outro.
Vale salientar que apesar de diferentes somos iguais na valorização da cultura, por isso criamos uma identidade e estreitamos laços. Esta equipe apresenta as festas juninas e valoriza a cultura dançando quadrilha. Promove o exercício da cidadania, da disciplina, da parceria, fortalece o espírito de colaboração e compartilha momentos de alegria.”  (Railza de Lima Fernandes)

“Sempre tive o desejo de ver uma quadrilha junina  nessa escola, desde quando estudava aqui, mas após os festejos de 2010 decidi concretizar a realização desse sonho e fico muito  feliz  por termos conseguido.  
O meu objetivo maior nesse projeto  foi a integração entre professores e funcionários resgatando os  valores morais como:  respeito, harmonia, união, disciplina, simplicidade, amor,  honestidade,  alegria, paz... O  objetivo foi alcançado, mas desejo que  no próximo ano  contemos com  um número  maior de  funcionários participando.
Como todos os sonhos valeu a pena realizá-lo!” (Claudinéa Portella Cerqueira)
Após a apresentação os participantes foram carinhosamente acolhidos pelas organizadoras com um coquetel típico, uma ficha de avaliação do evento, uma vela perfumada para manter acesa a chama dessa ação em nossos corações e a seguinte  mensagem:
Queridos colegas!
Queremos agradecê-los,  com  imensa ternura, pela disponibilidade e carinho em participar desse primeiro momento nosso.
Deixemos que a chama do amor,  do companherismo e da alegria incendeie os  nossos corações. E que  dessa chama possa nascer outras possibilidades para continuarmos juntos ensaiando a dança da  vida.
Abraços,
Arilene e Claudinéa.

  Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação desejando que  em  2012 obtenhamos um sucesso maior!





2 comentários:

  1. Jussara, parabéns pela postagem. É uma pena que poucos vejam um trabalho tão bom. É claro que vc posta fatos, mas sua arte aparece.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Participar da quadrilha junina reportou-me aos belos tempos da infância feliz, lá no Interior do Estado. Emergiram da "memória das minhas retinas tão fatigadas" deliciosas recordações de uma tabaroa da roça que gosta de forró e cresceu entre o Sertão e o Recôncavo. Desde os primeiros ensaios me sentia como se estivesse em casa. A coesão do grupo facilitou o entrosamento com meu parceiro e os colegas. Claudinéa foi a mensageira da união e da alegria!
    Railza Fernandes.

    ResponderExcluir

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro