Marcando o encerramento do ano letivo da Escola Parque em 2011, foi produzido e apresentado para toda a comunidade escolar, um desfile com a temática: “Semana de Arte Moderna, de 1922”, na tarde do dia 07/12, às 15 horas, no teatro da unidade.
O desfile foi mais do que a apresentação de peças de vestuário, foi a apresentação da definição de um conceito abordado durante todo o ano letivo pelos professores, buscando valorizar a cada dia os artistas brasileiros; demonstrando o estilo próprio em cada bloco exposto. Dinâmico, eclético e colorido passou sua mensagem encantando aos presentes; seu elenco contou com a participação de vários alunos desfilando, outros participaram na confecção de peças entre outros segmentos.
Vale ressaltar que a abordagem sobre a Semana de 22, não se ateve apenas ao desfile pudemos ( e ainda temos essa possibilidade, pois as peças estão expostas na escola ) apreciar várias releituras de obras do movimento confeccionadas pelos alunos do NAVI maior responsável e participante do evento.
A Misma Ariene integrante do NAVI relatou: “Essa releitura da Semana de 22, foi algo acordado, pesquisado e fundamentado pelos professores do NAVI, com o intuito de valorizar nossos artistas, transmitindo aos nossos educandos a importância e significado desse movimento para a história do nosso país.”
O último bloco do desfile ficou sob a responsabilidade do professor Cláudio Rebello:
"Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente."
O manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade e o livro Moderno Pós Moderno de Teixeira Coelho, foram as principais fontes de referência utilizadas na pesquisa conceitual do desfile de encerramento do ano letivo da Escola Parque, os alunos do curso de modelo mais uma vez mostraram suas habilidades na passarela. O desfile show contou com elementos das diversas culturas que formaram o alicerce para construção da identidade cultural brasileira, índios tupy, guaranis, africanos e europeus .
Frases usadas pelo antropofágicos como: "Só me interessa o que não é meu", serviram de bases para construção do conceito do desfile.
Vide blog:
Em construção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário