quarta-feira, março 21, 2012

X Exposição Mestre na Arte Mestre na Vida


Na noite de 24 de novembro de 2011, às 19h, ocorreu  mais uma edição da mostra de talentos da comunidade  do CECR, pela segunda vez o  evento ocorreu no Espaço Cultural da Câmara Municipal da Cidade,   no  Centro Histórico de Salvador. Essa exposição foi  idealizada e criada pelo  gestor Gedean Ribeiro  com o intuito  de  incentivar, promover e valorizar o potencial muitas vezes latente dos integrantes Centro.
Algumas obras expostas

A mostra de talentos composta por integrantes de todos os segmentos  da  comunidade do Centro indistintamente do seu papel  de atuação . Foram apresentados vários segmentos  artísticos como: dança  música e artes plásticas. Alguns desenvolvem esse potencial  ao longo do ano  letivo incentivados pelos seus formadores e/ou colegas, outros já  dominam seu  talento,  culminando numa mostra  de excelência  e extremo  bom  gosto cativando os presentes.
Marlon Alves atuando

As apresentações de dança foram exibidas por : Marlon Alves (Som das águas); Performance de tango (La Cumparsita - Tango Remix); apresentação musical por convidados; leitura do texto escrito por Sérgio Luis de Jesus, integrante do  NUAD, recitada por Bal Bandeira:
Os meu dez anos
“Já faz um  bom tempo que tenho pensado em tudo que  fiz no  meu passado, o que tenho feito no meu presente e, principalmente, o que estou fazendo para preparar o meu futuro. Estas confusões,  cada  vez mais frequentes nos caminhos da mente, estão me deixando  inquieto, insone  e preocupado. Outros  dia li um  texto de Ball, onde ele faz uma reflexão dos dez últimos anos que se passaram na sua vida. Achei muito interessante algumas colocações, embora pense que ele se julga muito menor do que na verdade é, ou pelo  menos, quer nos fazer pensar assim.
“Hoje percebo que envelheci pelo menos  10 anos. Muito tempo né? É  uma década... é um primário fundamental... e ainda sobra  um... (riso) são duas Copas do Mundo. Prefiro até achar que é muito tempo mesmo. Quando penso que é pouco  fico deprimido. Lembro onde eu estava a dez anos atrás. Quando cheguei aqui no Centro não tinha  noção que hoje dez anos após poderia estar aqui falando pra  vocês o que representa, mas vos digo uma coisa foram os melhores da minha  vida. Brinquei... fui criança, mas quem  me deu a infância foi a Parque, onde pude  ser criança de verdade onde pude aprender brincando, onde pude perceber após 10 anos que no momento em que brincava, estava eu ali sendo monitorado... assistido.... observado...Embora
Música
Gosto muito do texto deste amigo e nunca tinha visto ele escrever sobre reflexões interiores. Como tudo que bota no papel, a qualidade é visível. Neste caso, eu, como sempre influenciado pelos seus  textos, fiz a minha própria reflexão. Principalmente depois de ter postado o seguinte comentário para tal  texto: “ Cara, às  vezes me sinto uma merda, como se tivesse deixado o tempo passar em  vão. Mas, se a gente olhar pra trás,  verá que  nos dez anos passados, sempre fizemos algo de útil e podemos  fazer muito mais  nos  dez anos que virão. Não pode é deixar a peteca cair. Nunca  é tarde para começar, seja o que for. Você pode ser tudo, menos uma farsa. Você pode ser  bom  pra  caramba. Pelo  menos é uma  boa influência,  tracei  alguns objetivos eu quero alcançar na minha vida muito  em  breve. Uma delas  é  amar e outras  que agora prefiro  não falar,  mas que preciso  buscá-las desesperadamente para  ter paz com minha  consciência e traçar  melhores dias para  meu futuro e de  meu  filho. Embora eu  só tenha uma, não pretendo parar por  aí. Por isso minha presença aqui,  bem como  nos blogs dos amigos que tanto admiro, se tornará bem menos freqüente. Preciso dedicar  mais  tempo a tais a  tais intentos. Isto  não significa que abandonei o  blog ou que deixarei de ler fantásticos que  conheci até agora  neste universo, mas, com certeza, estarei  bem  mais ausente por um período indeterminado.”
Sérgio Luis
              
Integrantes da performance do Tango Fire


           Como em outras edições nessa não poderia deixar de haver um homenageado,  sendo que nas  anteriores previamente revelados, mas  nessa, sendo a X Exposição Mestre  na Arte Mestre na Vida,  teve caráter peculiar, pois foram  quatro os  homenageados; o diretor Gedean Ribeiro fez as seguintes considerações ressaltando algumas das muitas qualidades dos contemplados:
- Isabel Ferreira, pela sua sabedoria tamanha o tocou (e toca) muito pela sua simplicidade, sobriedade e solidariedade.
- Jorge Dantas, chegou de  mansinho não se revela, por isso poucos o conhecem, coloca seu  silencio em sua arte, conduzido pelas  suas companheiras se tornou um  grande artista, um  grande companheiro... por ser essa pessoa que você  é, também é merecedor dessa homenagem;  as meninas e a escola o transformou em  um grande artista.
- Mercês  Lima, me encantou,  me emocionou e emociona a todos  pela sua energia,  pelo seu talento;   o  vermelho penetra  na sua alma; o   vermelho a torna mulher  guerreira  batalhadora; tem o poder de revelar ser uma grande artista.
- Maria José  Santos, teve uma evolução  gradativa  foi  tomando, brilho  tomando, força  energia,  gás... Pintou  a partir do segundo ano e  não mais parou,  veio se revelando aos poucos;  não estava presente, pois teve prova  na faculdade de pedagogia que  atualmente  cursa, sendo  devidamente  representada  por  Joana Improta.
       Deles temos  a beleza, simplicidade, humildade, carinho e acima de tudo o conforto que  nós seres humanos necessitamos. Possuem uma sabedoria tamanha sempre surpreendeendo-se. 




Homenageados presentes, com Gedean Ribeiro


Vale ressaltar os participantes dessa edição:

Adimilson  Josmar                                    Luciana Pinheiro
Alessandra Santos                                     Lucivaldo França
Aline Oliveira                                               Mª Cristina Viterbo
Ana Rita Barreto                                         Mª Helena de Sá
Bárbara Viterbo                                          Mª José Farias
Edneide Santana                                         Marcos Mario  

Eliandro Cruz                                                Marcos Pires
Eliezer Vasconcelos                                    Margarette Rodrigues
Eloildes Neves                                               Mercês Cerqueira
George Pereira                                              Michel Sacramento
Gilvania Andrade                                       Misma Ariane
Isabel Barros                                                 Mônica Rossi
Jaqueline Lima                                            Rebeca Lawinsky 

Jeferson Bahia                                             Ricardo  Fernandes
Joélia Fernandes                                        Roberval Bandeira
Jorge Dantas                                                 Roque Mariano
Josenaide Trinchão                                  Tânia Pacheco
Josué de Jesus                                              Telma Teodora
Jussara Santos                                             Teresa Cristina
Kitty Pititinga                                             Vera Fiuza
Lívia Nolasco                                                Viviane Olavo
“O ser que faz arte é definido como o artista. O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas ideias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa claro que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida.” Autor desconhecido
Agradecemos a atuação e presença de todos que abrilhantaram  essa edição e aguardamos por mais participantes  no próximo ano!

Representantes do CECR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro