Após a Aula Pública promovida pelo NUPE, no dia 18 de novembro, aproximadamente às 11 horas, ocorreu a apresentação do espetáculo Flicts, no teatro da escola, abordando o tema do Centro “Educação, Saúde e Cidadania”, a releitura foi representada pelos integrantes do núcleo (alunos e professores), marcando o auge do turno. Flicts conta a história de uma cor procurando o seu lugar no mundo; é uma cor de que ninguém gosta, ninguém lê, da qual ninguém se lembra. O livro é a sua jornada em busca de seu lugar no mundo. Livro infantil ilustrado do escritor e desenhista Ziraldo. Editado pela primeira vez em 1969.
Os Saltimbancos foi apresentado na tarde do dia 06 de dezembro em grande estilo, com o teatro lotado, marcando as comemorações do encerramento do ano letivo de 2011. Exibição essa que encantou a todos, desde a atuação dos participantes, a beleza do cenário, a cada mínimo detalhe exposto.
Os Saltimbancos é um musical infantil com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, com versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque. O musical foi inspirado no conto Os Músicos de Bremen recolhido pelos Irmãos Grimm e adaptado por Sergio Bardotti como uma alegoria política, na qual o Burro representaria a Inteligência; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares e a gata os artistas. O barão, inimigo dos animais, é a personificação da elite, ou dos "detentores do meio de produção".
“O tema do Centro desse ano foi: “Educação, Saúde e Cidadania”, sendo assim trouxemos alguns livros para nossos alunos, com o intuito buscar material para mostra dos trabalhos da semana do teatro do NUPA(Núcleo de Pluralidade Artística) envolvendo música, teatro e dança. Optamos pela releitura dos respectivos espetáculos: Os Saltimbancos (vespertino) e Flicts (matutino) que foram os escolhidos entre muitos outros.
As crianças da dança das turmas de quarta, quinta e sexta-feira das professoras Lissandra Conceição, Eliana Silva, Joane Bittencourt, Viviane Olavo vivenciaram jogos, dinâmicas, assistiram a vídeos durante o processo criativo até chegarmos aos ensaios do espetáculo. Mas faltava-nos o grupo de teatro, pois as sextas-feiras, no vespertino, o teatro estava envolvido em outro trabalho então o professor Roberto de Souza, da oficina de violão, em uma das nossas reuniões sugeriu que os personagens da gata, burro, galinha e o cachorro fossem encenados pelos professores, que toparam o desafio; mesmo tendo a carga horária puxada para que conseguíssemos ensaiar e passar o texto, pois o grupo das crianças da dança não ficariam com o texto e ainda com a coreografia. O coral, orientado pelo professor Abdon Leone, também fez parte do espetáculo tendo participação especial, da mascote do grupo a aluna Maria Luíza cantando a música final e a música Dorme a cidade.
As professoras Lissandra e Viviane dançaram a coreografia da Cidade junto com suas turmas. Ao final outros professores contagiados pelo efervescer da arte também fizeram parte do processo entrando para o espetáculo como os donos dos animais o professor Marcos Pires de dança de salão, dono da galinha; a coordenadora Elane Ribeiro, como a dona da gata; auxiliar de coordenação Adriana Leite como dona do burro e a professora Cristina Petitinga como dona do cachorro.
Assim como o exemplo faz parte do processo educativo e todos os envolvidos ativamos e animamos a nossa vida escolar finalizamos o ano com a apresentação do espetáculo pronto mostrando o resultado de um ano de muita vida, companheirismo, cidadania e compromisso dos professores, funcionários e principalmente dos nossos alunos. Parabéns Escola Parque por acreditar na educação.” Narrou a professora de teatro Yasmina Melo.