sábado, julho 28, 2012

Arraiá do Gonzagão!


     Esse ano entramos no clima junino antecipadamente, fruto de muito afinco e dedicação dos professores do NAVI e seu alunado, bem como o NUJA, responsável por detalhes importantes na composição da nossa ornamentação.
O ginásio de esportes onde ocorreu nossa festa, ficou repleto de alunos, ávidos pelas apresentações, preparadas especialmente para os mesmos. Tivemos diversos números artísticos:

Teatro: A triste Partida Prof. João Alberto Santhana

Escola Parque Salvador: Arraiá do Gonzagão!
Música: Apresentações dos corais dos professores: 
Ieda Mattos e João Alberto Santhana.

Dança:
Forrozina e Forronando: Profs. Cibele Aguiar e Marcos Pires
Viva Luís Prof.ª Viviane Olavo
Quadrilha com Ginástica: Prof.ª Telma Teodora Ana Aparecida e Monitora Maísla Freitas
Quadrilha feminina: Prof. Alex Silva
Quadrilha: Prof. Marcos Pires
Baile Country Jazz: Prof. Filipe Monte Verde

     Mais uma vez encerramos o nosso primeiro semestre, com a certeza de dever cumprido e muito agradecimentos a todos os que colaboraram com essa meta cumprida.
                                                                       Que venha 2013!!!

     Aprecie o sucesso do  nosso evento: 







Louvor a Sto Antônio 2012!



Altar de Sto Antônio no NUAD
Junho é mês de milho, laranja, canjica, quadrilha e de comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. AS comemorações juninas são uma delícia e, além de comidas e brincadeiras típicas, as comemorações são uma tradição católica em que são celebrados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Aqui  no  CECR já é um  marco o  nosso  Louvor  a Santo  Antônio essa do  NUAD e do NUPES, sob a responsabilidade de Vanda Dantas (NUAD), Claudinéa Portela e Valdenice Silva (NUPES) Kitty Pititinga (NUPA) ação já  é  um  marco em nosso  calendário, pois  é o  momento em que nos reunimos com muita paz de espirito e devoção para  celebrarmos Santo  Antônio, que a cada ano temos mais participantes, reforçando a nossa fé.

Iniciamos com a apresentação do COPARQUE (Coral da Escola Parque),  sob a  direção do  professor Abdon  Leone, em seguida louvamos a Santo Antônio ao  término foi  distribuído o tradicional pãozinho de Santo Antônio e o lance mungunzá e bolo para todos os participantes. Contamos com a colaboração do NUAL com o preparo do lanche distribuído e do NAVI com a decoração do espaço, aproveitamos para agradecer a presença e colaboração de todos.


Veja algumas curiosidades sobre Santo Antônio:    

 A tradição do pãozinho

     Uma história antiga conta que um dia faltou pão no convento. O cozinheiro desesperado correu até Santo Antônio que era o guardião do lugar, que lhe disse para procurar nos cestos onde encontraria o pão. Os cestos estavam cheios e a história simboliza a fartura.

Alguns participantes
No dia 13, é comum a busca do "pãozinho de Santo Antônio". Os fiéis vão às igrejas buscar o pão dado gratuitamente pelos frades. Em troca, costumam deixar ofertas.

A tradição diz que se deve colocar o pão junto aos demais mantimentos para que nunca falte comida em casa.

Casamenteiro

     Um dos primeiros milagres de Santo Antônio lhe garantiu a fama de "santo casamenteiro". Diversas lendas contam histórias diferentes, uma delas é de uma moça chorava muito porque não tinha dote para casar e pediu ajuda a Santo Antônio.

Um bilhete teria caído das mãos do santo, dizendo que a moça procurasse um mercador e que pusesse o bilhete numa balança. O mercador pagou à jovem o peso do bilhete em ouro, uma fortuna equivalente a um dote para que ela pudesse se casar.

Há também uma lenda de uma moça que queria casar. Como não conseguia um noivo, jogou a imagem de Santo Antônio pela janela, acertando um homem que passava. Quando ele foi devolver o santo à moça, acabaram se apaixonando.

O bolo de Santo Antônio

     Há mais de 50 anos, uma jovem foi até a Igreja no Pari pedir a Santo Antônio que lhe arrumasse um namorado. Levou como oferenda um pequeno bolo que foi vendido na quermesse. No ano seguinte, a mulher voltou à paróquia para agradecer o milagre concedido pelo Santo e levou um bolo maior do que o primeiro. E assim, a cada ano, o bolo está maior.

Decoração Junina: Homenagem a Gonzação!


“Luiz de Januário”, “Negrinho Fiota”,  “Lula”,  “Bico de Aço”, “Lua”,  como o especificar esse ilustre brasileiro,  gênio da MPB e grande representante da cultura  do Nordeste? Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Mãe Santana). Imortalizado com o título de “Rei do Baião” que recebeu em 1950, dos paulistas. 

O  Rei do Baião
No ano do seu centenário, nós do CECR buscamos homenagear a altura esse grande mestre, inspiração pra grandes músicos de diversas gerações, pois seu  talento  imortalizado, é atemporal, marcante e muito significativo para todo o povo do Nordeste.

Assim buscamos o homenagear a altura, o empenho foi contagiante e geral. Esse ano entramos no clima junino antecipadamente, pois no dia 1º já estávamos com a escola toda decorada, fruto de muito afinco e dedicação dos professores do NAVI e seu alunado,  bem como integrantes do NUJA, responsável por detalhes importantes na composição de todo o cenário que  homenageou: O  Gonzagão,  nosso eterno Rei do Baião!

Seguem suas últimas palavras proferidas em entrevista concedida ao  jornalista Gildson Oliveira através de Ivan Ferraz no dia 02 de junho de 1989; em seu  último show no dia 06 de junho de 1989 no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Recife, onde foi homenageado por vários artistas. Antes de finalizar o show, o Rei do Baião disse:
“ Boa Noite minha gente! (...) Minha gente, não preciso dizer que estou enfermo. Venho receber essa Homenagem. Estou feliz, graças a Deus, por ter conseguido chegar aqui. E estou até melhor um pouquinho. Quem sabe, né?
Salve o Centenário do Gonzagão!
“Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor. Este sanfoneiro viveu feliz por ver o seu nome reconhecido por outros poetas, como Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Alceu Valença. Quero ser lembrado como o sanfoneiro que cantou muito o seu povo, que foi honesto, que criou filhos, que amou a vida, deixando um exemplo de trabalho, de paz e amor.
Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor.
Publicação no Diário Oficial
           Gostaria que lembrassem que sou filho de Januário e dona Santana. Gostaria que lembrassem muito de mm; que esse sanfoneiro amou muito seu povo, o Sertão. Decantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes. Decantou os valentes, os covardes e também o amor. (...) Muito obrigado.”
Nosso Rei do Baião faleceu no dia 02 de agosto de 1989, em Recife. 

          Nós da Escola Parque buscamos homenagear “Lula” da melhor maneira possível e que ele fosse representado com maestria, o intuito foi prestigiar esse grande ícone. Aprecie toda nossa decoração:


Lançamento do Livro & Jorge Emoldurado



“Coletânea de Contos & Crônicas”

Livro de Contos e Crônicas do  NICC, Ano II
     Docentes do NICC, juntamente com seus alunos, produtores de textos criadores, celebraram pelo segundo ano consecutivo, o lançamento da “Coletânea de Contos & Crônicas” Ano 2012. Os 25 autores, são alunos de diversas faixa etária, bem como nível de conhecimento,  (a partir do 8 ano do ensino fundamental) sejam eles da comunidade ou da rede estadual, integrantes do CECR Centro Educacional Carneiro Ribeiro de diversas unidades que o compõe. Por essa clientela heterogênea, percebemos a diversidade dos temas (relacionamentos, fome, seca, legislação, violência urbana, entre outros) abordados de forma singular diante do amadurecimento intelectual, vale ressaltar que os mais jovens cursam o oitavo ano do ensino fundamental.

    A produção dos textos é o resultado de um trabalho mediado pelos professores levando-os  a reescrita, para aprimoramento dos mesmos; valorizando, enfatizando a autonomia bem como o  aspecto criativo e reflexivo, dos educandos. 

Verifique o livro:   

“Eu continuo firmemente pensando em modificar o mundo e acho que a literatura tem uma grande importância.” Jorge Amado.


Jorge Emoldurado

Mural da exposição Amado Jorge


     Ano do centenário de nosso Amado escritor Jorge, uma das formas encontradas para prestar homenagem ao mesmo, foi a execução  da atividade: Jorge emoldurado, desenvolvida  por nossos alunos com a proposta de pesquisa, leitura e síntese, da sua  vida e obra, usando o processador de texto Microsoft Word das diversas obras do consagrado escritor Jorge Amado.


     E instruir os nossos alunos sobre tão rica obra desse tão renomado escritor o imortal Jorge Amado, eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de abril de 1961, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar. Em 1984, foi eleito imortal da Academia de Letras da Bahia.  Até hoje, sua obra é objeto de estudo em várias universidades do mundo.

Verifique o link seguinte, levando em  consideração as limitações do programa em limitar o uso das molduras: 


“Mais poderoso é o povo que supera e vence as limitações, enfrenta as terríveis condições da vida e marcha em frente, para o futuro” Jorge Amado.




Aulas Públicas do NUPA



     
        No período de 05 a 15 de junho, ocorreram diversas aulas públicas no NUPA abordando diversos temas: Benin e Gana, celebração do Dia da África (25 de maio), danças dramáticas brasileiras (Bumba Meu Boi), encenação do Boi Estrela.

     Conteúdos trabalhados nas aulas de dança: sensibilização corporal, polirritmia e  coordenação motora qualidades do movimento (forte/fraco), sensibilização corporal,  percepção rítmica e  orientação espacial.

     Essa atividade viabilizou a possibilidade dos alunos demonstrarem seu aprendizado, nas respectivas oficinas a seus convidados.



II Conversando a gente se entende


Segunda edição do Projeto em 2012.1
     
     Na tarde do dia 05 de junho, às 14:00, ocorreu a segunda edição do Projeto Conversando  a gente se entende,  sob a responsabilidade dos respectivos núcleos: NAVI , NUAL e  NUPES (coordenadoras Eliete Ribeiro, Irene Silva e Valdenice Santos).

     Tema: Relações interpessoais (aspectos: psicológico, social e jurídico)
Programação:
1 Acolhimento Dinâmica do toque

2 Vertente Psicológica (Professoras Claudinéa Portela e Jaqueline Lima)
Construção dialogada e animação vídeo Assuma a responsabilidade:




3 Vertente jurídica (Professora Taíse Longuinho)
Construção dialogada

4 Vertente Social  (Professoras Jocélia Tito, Luciene Brandão e Maridaura Vita)
Roda de conversa trabalho em grupo, abordando os seguintes temas: 
- Ética 
- Hierarquia
- Coletividade
- Individualidade 
- Conflito.
As apresentações foram riquíssimas, muito criativas e com  colocações muito  pertinentes.

5 Momento para questionamentos, reflexões.

Encerramento: Dinâmica e alimentação (Professoras do NUAL: Acelina Leite e Irene Silva).


Acorda!!!! Aulão no NUPE


Aulão de Ginástica e muito mais!!!
     
     Iniciamos o mês com toda disposição, no dia 1ºde junho, tivemos um Aulão de Ginástica aeróbica e Swing baiano sob o comando dos professores: Alex de Oliveira, Danilo Rebouças, juntamente com a professora convidada Tatiane Lopes que colaborou com as aulas de ginástica aeróbica e swing  baiano; as outras atividades desenvolvidas ficaram por conta dos professores: Marcelo Pereira, Robert Moura, Telma Teodora e a monitora de ginástica rítmica, Maisla Freitas.

     A atividade foi iniciada com alongamento coletivo, seguindo com as aulas de ginástica aeróbica, swing baiano, posteriormente foram feitas as apresentações de: Ginástica Artística, Jiu-Jitsu, Karatê encerando com o Festival de Futsal.

     Agradecemos aos organizadores e participantes dessa ação, principalmente a articuladora Erika Vilas Boas, a coordenadora Elza Rosana Malhado, aos funcionários do NUPE a toda equipe do NUAL.


II Parque da Melhor Idade: Mães


     Em clima de comemoração maternal foi dessa forma que transcorreu essa edição do Parque da Melhor Idade, no dia 29 de maio deste, Claudinéa Portela convidou a todos a rezarem a oração do Pai Nosso. Em seguida  foi  feita a leitura do seguinte texto:

Texto escolhido para reflexão

     Os presentes foram orientados a formarem grupos para discutirem sobre o tema: “O que acrescentaria, conservaria ou  mudaria na educação dos seus  filhos?” 

     Foi solicitado que apresentassem usando a  criatividade, surgiram resultados significativos e emocionantes.

     Em seguida foram feitos sorteios de brindes onde a maioria foi contemplada, posteriormente houve a distribuição do lanche. 

     Contamos com a presença de 90 participantes, em média, assim observou-se a importância e o sucesso dessa ação. 


III Edição Numerando


Convite para a III  Numerando

      A primeira ação do NICC neste ano foi o Numerando, que ocorreu no período de 07 a 11 de maio, onde mantiveram as peças expostas até o dia 31 do mesmo. Esse é o resultado do trabalho desse bimestre, das professoras das oficinas de Matemática com Informática: Cristina Cunha, Mércia Figueiredo e Rita Fortuna, que  iniciam o ano  letivo, já confeccionando materiais com seus  alunos baseados  nos conteúdos transmitidos; onde demonstraram aspectos mais funcionais e artísticos da matemática. Essa prática torna mais interessante as aulas, pois os alunos não se limitam apenas as teorias, experimentam, criam, confeccionam seu material, culminando na exposição dos seus mosaicos em comemoração a Semana da Matemática.

         Vários conteúdos foram trabalhados, dentre eles: figuras planas, noções de ponto, reta e plano, simetria. Os alunos também assistiram a vídeos, pesquisaram na internet, conheceram o programa Geogebra, escolheram modelos utilizando quadrados, triângulos e hexaedros e, produziram diversos mosaicos.

Saudação as mães


     Esse ano a comemoração do dia das mães foi especial e movimentadíssima com as diversas apresentações artísticas apresentadas no teatro da Escola Parque. A manhã do dia 1o de maio iluminou-se com a beleza do nosso evento que foi muito belo e prazeroso.
A homenageada
           Tivemos a oportunidade de apreciar o talento dos integrantes do NUPA, com apresentações: musicais: (Professores: Abdon Leone, Ivisson Lima, Reinaldo Gonçalves e contaram com a participação do aluno André Neco), de dança (professoras: Joane Bittencourt, Eliana Silva, a monitora Maísla Freitas e as meninas da ginástica rítmica), declamação (professor Roberto Souza). 
O NAVI se fez presente com as telas com motivos florais, criadas por George Pereira, elas  foram  sorteadas entre as funcionárias presentes. O NUAL com a mostra de bolos decorados no espaço do NUAD.
A ex-funcionária, Beatriz Ferreira, que aposentou recentemente, convidada a comparecer ao  evento para receber  uma homenagem pelos anos dedicados a instituição. Assim encerramos mais  esse momento de confraternização em um clima de muita animação e alegria.
*Ieda Freitas música andei por todos os jardins canta em  esperanto e em  português manutenção de micro, paisagismo,  violão e produção de vídeo. 

Victor Magalhães: Nosso vencedor do Jiu-Jitsu


Estudante vence regional do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Victor Magalhães, nosso brilhante competidor
     O estudante Victor Magalhães, 15 anos, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro Classe III, venceu o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu – Região Nordeste, na categoria pesadíssima. Com o resultado, ele garantiu uma vaga para o mundial que será realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, em junho, em São Paulo. A competição ocorreu nos dias 7 e 8 de abril, em Feira de Santana. O estudante tem aulas de jiu-jitsu na Escola Parque e em uma academia do bairro onde mora, no Tororó. Ele também prática karatê. 
     Feliz com o resultado, Victor diz que encontra na arte marcial tranquilidade, defesa, equilíbrio, sabedoria e disciplina. “Me esforcei, fiz por merecer”, disse. Para vencer, ele conta que se preparou bastante. “Treino quase todos os dias da semana”, conta o estudante que fez o maior sucesso na escola, por conta do resultado da competição: “Todo mundo está me dando os parabéns. Fico orgulhoso”, diz o adolescente que sonha em seguir carreira nas artes marciais. “Levo muito a sério. Pretendo fazer MMA e estudar Educação Física”, conta.
Professor William Ganem orgulhoso ao lado de Victor
    Quem ficou orgulhoso com o desempenho do aluno foi o professor de artes marciais da Escola Parque William Ganem. “Ele é um menino que corre atrás, que tem determinação. Além disso, a Escola Parque, também o apoia bastante”, afirma o professor. Mesmo com o resultado positivo, eles não relaxaram nos treinos. Ao contrário, estão intensificando para a próxima etapa. “Já estamos treinando e com a certeza de que, mais uma vez, ele terá um bom desempenho. Já pensou termos ele nas Olimpíadas?”, aspira o mestre.
     Ao todo, são 592 estudantes estão matriculados nas aulas de karatê, judô e técnicas de solo na Escola Parque. E os bons resultados não ficam restritos ao ringue. “Victor era um aluno que tinha notas baixas. Mas todos eles sabem que só participa das competições quem tem boas notas. Isso o motivou a se dedicar mais aos estudos”, explicou William Ganem. 
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=347180221998114&set=a.334757126573757.73252.334361686613301&type=3&theater


Grandes momentos do Campeão Nordestino!

Projeto de Prevenção a Saúde!

Resultado estatístico

Nos dias 29 de maio a 01 de junho ocorreu: Semana de prevenção a saúde, ação conjunta entre o NUAL e o NUPES, onde toda a comunidade escolar foi atendida, foram avaliadas 125 pessoas sendo que no dia 31 de maio foram realizadas dosagens de glicemia,  do total três pessoas apresentaram glicemia acima da normalidade. Todos os participantes receberam orientações referentes a hábitos saudáveis.


Durante esta semana tivemos a participação de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO.


Diante do sucesso da primeira semana de prevenção a saúde aqueles que não foram atendidos, solicitaram a segunda edição da mesma, que  ocorreu  entre os dia 12, 13 e 14 de junho.



Escola Parque: Interação escola-comunidade

Gedean Ribeiro e Cida Dórea

O diretor Gedean Ribeiro juntamente com a professora de ginástica Ana Aparecida Dórea foram convidados a participarem do programa TVE Revista, precisamente do quadro: Educação em Pauta, no dia o4 de abril deste.

Esse convite não veio por acaso, é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo desses anos, pela professora citada, com seus alunos da melhor idade; suas aulas ocorrem todas as  segundas ,quartas e sextas, às 7:00h, com  sol ou chuva, as alunas se fazem presentes para a prática dessa atividade física, dando-lhes motivação para os afazeres diários bem  como melhoria do seu  condicionamento  físico e  mental.  Essa turma não faz corpo mole, em nenhuma situação estão sempre presentes e participam ativamente das nossas ações.

Aula de ginástica

A Escola Parque está de portas abertas para essa clientela que cresce com o passar dos anos frequentando nossas oficinas; torna-se um instrumento social, onde as diversas gerações se encontram no mesmo espaço, convivendo harmonicamente, porém essa clientela tem um diferencial: pois  preocupam-se  muito com a preservação da escola, zelando  cuidadosamente pela conservação da mesma, pois muitos já possuem uma história nesse ambiente, pois já  foram  alunos em  outra época.

Na entrevista cedida o diretor Gedean Ribeiro ressalta a importância da equipe gestora, que  é composta de todos que atuam profissionalmente na Escola... Verifique pelo vídeo.



Reunião de pais do NUPE


Espaço da reunião: Sala de ginástica
Diante das observações feitas sobre: conduta e comportamento,  bem como desempenho dos alunos  nas práticas esportivas; ao longo do ano letivo de 2011, a coordenadora pedagógica: Elza Rosana Malhado e a articuladora de eventos esportivos:  Érika    Boas   juntamente com   seus  professores e funcionários do NUPE,  resolveram providenciar uma reunião de pais e mestres. Ocorreu na manhã do dia 30 de março, contando com a participação de todos os integrantes do núcleo.
Esse encontro foi muito pertinente, pois nele  os presentes tiveram a possibilidade de conhecerem os espaços das práticas esportivas, as  modalidades praticadas: arbitragem , atletismo; basquetebol; capoeira; futsal masculino e feminino; ginástica artística, aeróbica e rítmica; handebol; jiu jitsu; karatê; swing baiano; voleibol  e xadrez. E também de conversarem com os professores dos  seus filhos,  bem  como os demais  componentes do  núcleo. Além de obterem diversas explanações sobre as  normas da escola como: horário,  acompanhantes para os alunos do ensino fundamental I; fardamento entre outros. Esses assuntos foram devidamente explicados pela vice-diretora Taíse Longuinho, representante da equipe gestora.

Contou-se com a exibição do vídeo sobre o NUPES, representado pela professora Claudinéa Portela, demonstrando o trabalho efetuado pelo seu núcleo, ressaltando a parceria que  há com  os demais ,  disponibilizando-se em caso de  necessidade, orientou que  os pais podem e devem procura-los.

I Parque da Melhor Idade: Mulher


Projeto desenvolvido pelo NUPES, visando a promoção da socialização, integrando e  valorizando os idosos. Ocorrendo sempre no turno vespertino, na última terça de cada mês. Já ase tornou um marco para essa clientela, que a cada dia cresce diante do sucesso dessa ação. Nesse encontro foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, pois a temos por maioria.
            Foi promovida a atividade utilizando a música: “Marcas do que se foi”, solicitando-se a formação de grupos que realizassem a apresentação da música, utilizando a expressão corporal.

Texto produzido pelo NAAH/S, utilizado também na comemoração do Dia da Mulher:
A equipe gestora deseja a todas as mulheres do CECR
“A luz do sol ainda não raiou na escuridade para favorecer à terra e já estou no pé do fogão quentando a comida dos meninos.      “- Vida de mulher é assim: desde pequenininha se esforça pra vencer o medo e ir sempre além da coragem.” Vou encarar mais um dia de labuta. A pé ou de ônibus, tenho de trabalhar para dar uma vida melhor a meu filho. Dou um toque especial à limpeza da casa e à comida da família. Sei cuidar de criança ou idoso como ninguém. Lavo, passo e cozinho com a mesma desenvoltura que dirijo um ônibus. “- Quando penso no tempo, 24h é igual a 36h. É filho, marido, casa, trabalho, escola, tudo nas costas da gente!” Domino a arte de fazer crochê, ser frentista, gari, feirante, ambulante, manicure, trançadeira, cozinheira, merendeira, pedreira, marceneira, costureira, artesã, jardineira, babá e agricultora. Deixo meu filho entregue a Deus para cuidar dos filhos de outras mulheres; para vender na feira ou até pra labutar na roça. Fico mais tranquila porque a vizinha de vez em quando passa o olho nele. Quando adoece, viro uma leoa; naquela hora sou apenas mãe. Enfrento a fila do posto de saúde e até durmo na porta do hospital; finjo não perceber o mau humor da atendente (que também é mulher) só para conseguir uma consulta médica pra ele. Sofro muito quando meu pequeno padece doente, mas sossego depois que o chá que lhe dei, faz efeito e vejo os olhos de meu filho brilhar novamente. Estudar e tirar boas notas é obrigação de todo filho, mas quando meu menino passa de ano me acabo de felicidade. Fico toda besta! Fazer o quê? Nunca pude estudar! Por isso me mato de trabalhar pra ver um dia meu menino na faculdade se tornando um homem de bem! Sou a mesma mulher que na década de 60 revolucionou a família. Deixei de ser apenas filha, irmã, esposa e mãe. Fui mais uma vez à luta: queimei sutiã, fui morar sozinha, descobri a pílula anticoncepcional, usei minissaia e sou dona do meu nariz. Sou professora, pedagoga, assistente social, psicóloga, médica, advogada, nutricionista, engenheira, odontóloga…

Sou mulher-doação, pois apesar de meus afazeres domésticos e profissionais, me inquieto com o sofrimento alheio e movida em compaixão saio do recôndito de meu lar para encher de carinho e conforto os corações mais necessitados.

Quando sou mulher-avó protagonizo um novo fenômeno social: além de contar histórias pro neto, levo ele pra escola, pro médico e ensino o dever de casa. Meu dinheirinho da pensão ajuda nas despesas da família. Apesar das dificuldades não esmoreço: faço ginástica, tecelagem, dança, artesanato, pintura, costura, confeitaria, jardinagem, panificação, e estou sempre presente no Parque da Melhor Idade. Sou mulher do mundo todo, mas sou da Caixa D água, IAPI, Santa Mônica, Pau Miúdo, Liberdade, Pero Vaz, Cidade Nova, Lapinha, Curuzu. Neste e em todos os dias, continuamos na luta por mais respeito e valorização.”


Estudantes da UFBA conhecem a Escola Parque


Entada na instituição
A Professora de ginástica rítmica, Telma Teodora recebeu e acompanhou durante toda a manhã, no dia 23 de março deste, graduandos CEFE – Centro deEducação Física e Esporte - FACED/UFBA, que agendaram  essa visita com a intensão de se informarem  minunciosamente sobre a obra viva do grande educador  baiano Anísio Teixeira idealizador da nossa escola, visando todas as perspectivas do seu atual funcionamento, seus avanços, adaptações ao nosso tempo e realidade social. 
Visita ao NAVI
Essa visita se deu em todos os espaços da nossa unidade, onde puderam testemunhar o trabalho realizado em cada núcleo, sendo muito bem recebidos por todos.   No NUPE (Núcleo de Pluralidade Esportiva) questionaram sobre a oficina de arbitragem ministrada pelo professor Manoel Garrido; no NAVI (Núcleo de Artes Visuais), pois tiveram uma explanação desse avanço relatado pelo ex-aluno, hoje professor, José Mendes; além da explicação detalhada do funcionamento do maquinário utilizado no espaço, dado pela professora de Arte em madeira e plástica, Isabel Ferreira.
Encantados com a estrutura física e funcional, percorreram animadamente por toda a extensão da escola, passaram uma manhã prazerosa e muito enriquecedora, essa foi uma opinião unanime, segundo  relataram ao despedirem-se.
A equipe gestora agradece a todos os envolvidos pelo acolhimento dado a esses jovens, futuros profissionais do desporto, desejando boa sorte e empenho dos mesmos para alcançarem suas metas.

Educação integral ampliada na Escola Parque


Aluna de ginástica Mais Educação - Escola Parque
Nos dias 22 e 23 de março, no período das 8h às 17h, tivemos o prazer em sediar Projetos do governo federal: "Mais Educação" e "Bolsa Família", especificamente o Encontro do  Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Educação, que  teve como objetivo firmar a implantação do Programa Mais Educação nas três mil escolas, através do compromisso público (termo de adesão) dos coordenadores municipais de educação e das Direc.  

As aulas na Escola Parque bem como nas demais unidades do CECR transcorreram normalmente. Contamos com o apoio total dos Gestores, Coordenadora Geral do PME e Coordenadores do PME por Escola.
O diretor Gedean Ribeiro ciceroneou os convidados, sendo substituído em alguns momentos pela professora do NUPES - (Projeto Imprensa Parque), Jaqueline Lima, fazendo as devidas intervenções e direcionamentos quando necessário.  
Gedean  Ribeiro ciceroneando

Tivemos diversas apresentações culturais, inclusive de: Francisco Bonfim, Jéssica dos Santos e Marlon Alves, nossos monitores do Programa Mais Educação apresentaram-se, para os presentes, sob a supervisão da Professora de ginástica rítmica, Telma Teodora. A equipe gestora, mais uma vez agradece a todos que participaram direta ou indiretamente para o sucesso dessa ação.
“Ninguém consegue realizar nada sem a colaboração de muitos.” Paola Rhoden


Saiba mais: http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/3194



Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro