terça-feira, junho 21, 2011

Matrícula na Escola Parque - 2011.2


Período: 10 a 15.07 .2011

Horário: 8h às 17h

Local: Secretaria da Escola

Cursos: Gratuitos



A pagar:



Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Arraiá da Cidadania! Foi só alegria!!!

Quadrilha cordelizada!!!



Os festejos juninos ocorreram oficialmente no dia 16/06, repleto de várias atrações como as seguintes apresentações: musical da banda Mel da Cana. De dança: alunas de ginástica do NUPE e do professor Marcos Roberto; entre outras.  Sorteio do  balaio junino, esse ano a comtemplada foi a coordenadora  do NICC Ana Lúcia Ramos, cedendo o mesmo a uma funcionária. Ressaltando a bela e animadíssima apresentação da Quadrilha Junina do NUPES.

O homem é um ser de relações recíprocas e contínuas. No exercício cotidiano das interações sociais, ele modifica a natureza, expressa suas crenças e valores; gregário, insere-se na coletividade.
 Daí, constrói, adquire, modifica e inova a cultura ao longo da história. Cria uma rede de comunicação, fortalece o sentimento de pertencer e identificar-se com seu lugar. Socializa a cultura e lhe confere significado. É protagonista de sua história. Vê-se empoderado porque compreende e aceita ser sujeito ativo que aprende com a própria história.
 Nosso lugar é o Nordeste do Brasil e um dos traços de nossa cultura são festejos juninos: dançamos forró, quadrilha; comemos bolos, canjicas, pamonhas e bebemos licores.
Esta rede de relações sociais chamada Escola Parque, conhece a arte de cuidar de si e do outro; tem consciência da sucessividade de estreitar laços, fortalecer vínculos e manter viva a cor local. Sabe que só construímos parceria com vínculos. Por isso, num exercício de despertar lembranças, propõe o resgate da cultura e proporciona à coletividade o prazer do reencontro com as raízes nordestinas.
Empreender ações que auxiliem professores e funcionários a estreitarem laços, compreenderem seu pertencimento na Parque e fortalecerem sua identidade e autoestima foram os objetivos do Projeto Vem Dançar Quadrilha, que aconteceu no Ginásio de Esportes, no dia 16 de junho de 2011, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. 

Criação: Claudinéa Portella e Railza Fernandes.

Participação especial: Arilene Serra.

Agradecimentos: A direção da escola; aos participantes da quadrilha  junina pelo empenho, dedicação, credibilidade e animação; a coordenadora do NUPE, Rosana Malhado pela dedicação e empenho na marcação e direcionamento do grupo durante todos os  ensaios; a professora Lourdes Silva e em especial as professoras Bárbara Viterbo, Dinalva Dias e alunas pela confecção do figurino e a todos que  colaboraram direta e indiretamente pelo sucesso desse projeto.

Depoimentos das criadoras:

“Nossa discussão iniciou-se a partir das reflexões da Profª Claudinéa sobre a necessidade de elevar a autoestima dos funcionários e fortalecer vínculos entre eles e os professores.
Escolhemos uma quadrilha junina por entendermos que durante os festejos de São João a cultura local permite a esta coletividade comer, beber e dançar juntos. Pois possibilita o fortalecimento do companheirismo e mantém viva a cultura.
A Escola Parque é uma profusão multicultural onde a diversidade interage e aprende a cuidar-se, cuidando do outro.
Vale salientar que apesar de diferentes somos iguais na valorização da cultura, por isso criamos uma identidade e estreitamos laços. Esta equipe apresenta as festas juninas e valoriza a cultura dançando quadrilha. Promove o exercício da cidadania, da disciplina, da parceria, fortalece o espírito de colaboração e compartilha momentos de alegria.”  (Railza de Lima Fernandes)

“Sempre tive o desejo de ver uma quadrilha junina  nessa escola, desde quando estudava aqui, mas após os festejos de 2010 decidi concretizar a realização desse sonho e fico muito  feliz  por termos conseguido.  
O meu objetivo maior nesse projeto  foi a integração entre professores e funcionários resgatando os  valores morais como:  respeito, harmonia, união, disciplina, simplicidade, amor,  honestidade,  alegria, paz... O  objetivo foi alcançado, mas desejo que  no próximo ano  contemos com  um número  maior de  funcionários participando.
Como todos os sonhos valeu a pena realizá-lo!” (Claudinéa Portella Cerqueira)
Após a apresentação os participantes foram carinhosamente acolhidos pelas organizadoras com um coquetel típico, uma ficha de avaliação do evento, uma vela perfumada para manter acesa a chama dessa ação em nossos corações e a seguinte  mensagem:
Queridos colegas!
Queremos agradecê-los,  com  imensa ternura, pela disponibilidade e carinho em participar desse primeiro momento nosso.
Deixemos que a chama do amor,  do companherismo e da alegria incendeie os  nossos corações. E que  dessa chama possa nascer outras possibilidades para continuarmos juntos ensaiando a dança da  vida.
Abraços,
Arilene e Claudinéa.

  Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação desejando que  em  2012 obtenhamos um sucesso maior!





domingo, junho 12, 2011

Livros para empréstimo, doados pela Embaixada Americana

Estão disponíveis na sala B do NICC, obras em inglês e português doadas pela Embaixada Americana. Estes livros versam sobre os mais variados temas: economia, música, literatura e história americana; história afro-americana; biografias; livros de ensino de língua inglesa, dentre outros temas.
A seguir, temos a lista dos livros disponíveis para empréstimo. Os interessados em empréstimo de títulos  deverão procurar o professor Tyrone Santiago, no NICC, no turno matutino de 2ª a 5ª. Estes livros estão disponíveis para empréstimo na sala B, mediante compromisso de devolução da(s) obra(s) no prazo máximo de 15 dias.



Biografia:

Abraham Lincoln – A Legacy of Freedom.                                                                                                                                                                                                                                                       
Barack Obama – A Audácia da Esperança. Larousse do Brasil, 2007.
Barack Obama – A origem dos Meus Sonhos. Editora Gente, 2008.
Barack Obama – 44th President of the United States. (Revista de 16 páginas com bastante ilustração sobre o Presidente Barack Obama)
Black Stars – African American Inventors. Biografia dos inventores negros afro-americanos.
Free At Last! The Story of Martin Luther King, Jr. Angela Bull. (Biografia de Martin Luther King escrita em inglês básico)
Yes, We Can – A Salute to Children from President Obama’s Victory Speech. Scholatic Inc. 2009. (Livro sobre o Presidente  Barak Obama escrito para crianças).

Língua Inglesa:
Reader. Edited by M. Thomas Inge. Livro sobre a História Americana Changing Perspectives – A Review of the English
Dialogs for Everyday Use –  Short Situational Dialogs for Students of English as a Foreign Language. Den Curry. 2004
English Teaching Forum. Volume 47. (Revista sobre ensino de língua inglesa)
Discover America. Thomas Kral. Livro com textos diversos e com atividades para serem respondidas pelos alunos.
Reference Guide to English A Handbook of English as a Second Language. Alice Maclin.
Selected Articles from the English Teaching Forum – 1989 - 1993. Thomas Kral. (Compilação de revistas Forum do period de 1989 a 1993)
Tasks for Independent Language Learning. David Gardner & Lindsay Miller.
Tense System. Patrícia Wilcox Peterson.
“The Lighter Side” of TEFL. Thomas Kral.

História Americana:
An Early American Reader. (Livro sobre a contribuição indígena para a formação civilizatória dos EUA, dentre outros temas)
A Nineteenth-Century American cobrindo o século XIX.
A Twentieth-Century American Reader. Volume 1.  1900 – 1945. Edited by Jack Lane & Maurice O’Sullivan. Livro sobre a História Americana cobrindo o periodo de 1900 a 1945.
Outline of US History. (Livro de história norte-americana)

Outras temáticas:
About the USA. Elaine Kirn. (Livro sobre geopolítica Americana com exercício para serem respondidos)
American Popular Music. Larry Starr & Christopher Waterman.  (LIvro com 96 páginas sobre história da música popular americana).
Celebrate! – Holidays in the USA. (Livro sobre os feriados americanos)
Essays on African-American History, Culture and Society, de William R. Scott e William G. Shade. (Livro maravilhoso sobre a história, a cultura e a sociedade afro-americana)
If you feel like singing. Alice H. Osman & Jean McConochie. Office of English Language Programs. 1993. (Livro sobre músicas folclóricas acompanhadas de CDs e atividades).
Perfil da Economia dos EUA. Escrito pelo Escritório de Programas de Informações Internacionais, do Departamento de Estado dos EUA.
O, Say Can you See? Sheila Keenan. Editora Scholastic. (Livro com bastante ilustrações sobre símbolos e sítios históricos dos EUA para crianças).
Outline of American Geography – Regional Landscapes of the United States. (Livro sobre diversos aspectos da geografia Americana)
Outline of the US Economy 2009 Edition. US Department of State. (Livro sobre a economia dos EUA)
Outline of the US Government. Livro sobre a mecânica de funcionamento do governo Americano.
Retratos dos EUA. (Revista em português com 96 páginas com diversos assuntos temáticas sobre os EUA, tais como: religião, educação, artes, etc.)
Sports in America. US Department of State.
Working for Women Worldwide. The US Commitment.
Educação:
USA Education in Brief.US Department of State. (Pequeno livro sobre Educação nos EUA).

Literatura:
American Patchwork. Betty Keene Taska. (Uma coleção de contos americanos para estudantes avançados de inglês como língua estrangeira).
Being People. Livro de Thomas Kral com estórias e poemas para não-falantes do inglês.
Growing in Courage – Stories for Young Readers. Pamella Pollack. 2003.
Still the Sirens. Livro de poemas de Dennis Brutus.
The Adventures of Huckleberry Finn. Mark Twain. Livro literário com textos de Jack London, para estudantes de inglês como língua estrangeira.
The Adventures of Tom Sawyer. Mark Twain.  Livro literário com textos de Jack London, para estudantes de inglês como língua estrangeira.
The Gift of the Maga and Other stories. Livro de literatura de O. Henry.
The Red Badge of the Courage  and Other Stories. Stephen Crane. Livro literário com textos de Jack London, para estudantes de inglês como língua estrangeira.
To Build a Fire and Other stories. Livro literário com textos de Jack London, para estudantes de inglês como língua estrangeira. 




domingo, junho 05, 2011

Concretização da Ação Global!

Maria Clara Fernandez e Jackson Costa
     A Ação Global consiste em um mutirão de serviços essenciais, integrados e gratuitos, promovidos pelo SESI e pela Rede Globo de Televisão, com a participação de parceiros que envolvem profissionais e voluntários, das áreas de saúde, lazer, educação e cidadania. O tema deste ano foi: "Responsabilidade social, quem pratica deixa sua marca no futuro". 

  Após algumas reuniões com os diversos segmentos envolvidos na Ação Global, pelo CECR ficou sob a responsabilidade de Luciene (Assistente Social), Valdenice (Coordenadora do NUPES) e Érica (Coordenadora do NUPE. A Escola Parque foi a primeira Escola no Estado da Bahia a realizar, juntamente com o SESI , Rede Globo uma rede de solidariedade para a comunidade do Bairro da Liberdade e entorno, dentro do Projeto Ação Global; que há 16 anos vem beneficiando milhões de brasileiros, promovendo acesso à população ações de: educação, saúde, cidadania e lazer. Esse ano o programa conta com o apoio de 159 parceiros. O apresentador do Programa Aprovado, Jackson Costa, e a atriz global Carolina Oliveira, prestigiaram o evento.


     O programa oferece ao público, serviços em um mesmo local, com infraestrutura e atendimento de qualidade. Tem como objetivos:


- Facilitar a todo cidadão o acesso aos direitos essenciais;

- Mobilizar a sociedade por meio de serviços que levam à inclusão e ao resgate da cidadania.

- Montar uma rede de solidariedade, unindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a prestação de serviços gratuitos relevantes para a população.


     Ocorreu brilhantemente no dia 14/05/2011 no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, das 08:00h às 16:00h, superando todas as expectativas dos envolvidos, direta ou indiretamente, no evento.

     Agradecemos a participação de todos, principalmente aos funcionários da unidade envolvidos, que colaboraram para o sucesso desse evento, deixando sua marca no presente, bem como no futuro!

Confira alguns registros:



Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Centro Educacional Carneiro Ribeiro